Reforma administrativa - Rogério Cabral corta 13 secretarias e cria quatro subprefeituras

Reforma administrativa - Rogério Cabral corta 13 secretarias e cria quatro subprefeituras


A promessa do prefeito Rogério Cabral feita após ter sido eleito, em 2012, de enxugar a máquina administrativa, enfim começa a ser colocada em prática. Ele encaminhou à Câmara o projeto de reforma administrativa da Prefeitura no qual propõe a extinção de 13 secretarias, várias fusões e ainda a criação de quatro subprefeituras. A reforma será completada até o fim do ano, com proposta de um novo organograma de todas as pastas.

Rogério Cabral encaminhou o projeto com um pedido de urgência à Câmara para que possa implementar as mudanças a partir de 1º de janeiro de 2014. A aprovação da matéria depende do aval de dois terços da Câmara, ou seja, no mínimo 14 votos.

Entre as mudanças pretendidas está a criação de quatro subprefeituras. Uma para atender os distritos de Lumiar e São Pedro da Serra e outras três em Conselheiro Paulino, Olaria e Campo do Coelho. O prefeito também criará a Secretaria da Casa Civil, que ficará responsável pelo Escritório de Gerenciamento de Projetos, e também a Secretaria de Fiscalização de Concessionárias e Serviços Concedidos, a cargo da Secretaria de Governo.

No projeto original entregue ao Legislativo o prefeito transforma a Fundação Municipal de Saúde em Secretaria Municipal de Saúde. Segundo Rogério Cabral, todo o serviço de licitações da FMS passará a ser centralizado na Prefeitura.

A Autarquia Municipal de Trânsito e a Secretaria de Ordem Urbana serão fundidas, passando a se chamar Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana. A Secretaria de Esportes e Lazer englobará a pasta de Políticas Públicas para a Juventude. Já a Secretaria de Turismo ficará com o Marketing, e Eventos passará à Secretaria de Cultura. Outra mudança é a fusão das secretarias de Transporte, Infraestrutura e Logística.

O projeto de reforma administrativa da Prefeitura foi encaminhado à Câmara juntamente com o Plano Plurianual (2014/2017) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) de Nova Friburgo para o ano que vem. As mudanças no organograma do município já estão incluídas nas duas peças financeiras.

POR AVS


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