Câmeras do ‘Cidade Inteligente’ começam a ser instaladas em vários pontos de Nova Friburgo

 imagem ilustrativa 



Nova Friburgo é o primeiro município do interior do estado do Rio de Janeiro a contar com o serviço de câmeras de segurança. A medida integra o projeto Cidade Inteligente — que prevê o monitoramento da cidade através de câmeras de vídeo — e está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia. Os equipamentos já começaram a ser instalados em pontos estratégicos da cidade, como no viaduto Geremias de Mattos Fontes, no Paissandu, e nas imediações da Ponte do Suspiro. Inicialmente, o sistema irá operar em um raio de 25 quilômetros, com previsão de aumento do alcance, o que ajudará a polícia a garantir a segurança em pontos de grande circulação de pessoas no município.

A central de monitoramento do projeto Cidade Inteligente está sendo implantada no Centro Administrativo Municipal Prefeito César Guinle (antigo prédio da Telemar), situado na Avenida Alberto Braune 224, em frente à sede da prefeitura. A equipe da prefeitura que trabalhará no local passou recentemente por um curso de capacitação ministrado pela empresa Intelbras, fabricante de aparelhos de comunicação e segurança com sede em Santa Catarina. Integrantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros também participaram do treinamento.

O projeto Cidade Inteligente permitirá a integração do gabinete da prefeitura municipal com as demais secretarias e instituições, como o 11º Batalhão de Polícia Militar e o 6º Grupamento de Bombeiro Militar. A secretária municipal de Ciência e Tecnologia, Eliana Amil, destacou o pioneirismo da iniciativa durante a abertura do curso de capacitação, realizado no último dia 3. "É um marco na cidade e vai contribuir para a melhoria da segurança e da qualidade de vida dos friburguenses”, considerou ela. 

Vale destacar que o projeto está sendo desenvolvido em parceria com o governo do estado, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e tem patrocínio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

A central de monitoramento do projeto Cidade Inteligente está

sendo implantada no Centro Administrativo Municipal Prefeito César Guinle

POR JORNAL A VOZ DA SERRA

1 comentários:

As imagens serão disponibilizadas via online na web?

Reply

Postar um comentário